Fonoaudiologia

Exame de Audiometria

A Audiometria é uma avaliação essencial para identificar anormalidades auditivas de qualquer espécie. Além disso, tal exame possibilita a medição do grau e tipo de alteração, como também funciona como uma importante fonte de orientação para as medidas preventivas ou curativas a serem tomadas.

A finalidade da audiometria ocupacional é avaliar a audição dos trabalhadores expostos ao ruído no trabalho, para detectar possíveis alterações auditivas e a partir daí adotar medidas de engenharia e administrativas, no intuito de evitar o agravamento da audição do trabalhador e suas conseqüências legais para a empresa.

Cuidados especiais devem ser adotados no momento da realização da audiometria ocupacional, para se obter dados confiáveis da audição do trabalhador, tais como:
Audiômetro calibrado e certificado segundo a Norma ISO 8.253-1
Cabine audiométrica ou ambiente acusticamente tratado de acordo com os limites permitidos pela Norma ISO 8.253-1
Exame realizado somente por médico ou fonoaudiólogo que são os profissionais legalmente habilitados
Acompanhamento seqüencial obrigatório dos exames de audiometria ocupacional durante toda a vida laboral do empregado na empresa
Interpretação do resultado da audiometria ocupacional de acordo com os normativos vigentes

O resultado do exame de audiometria ocupacional, obrigatoriamente, precisa ser submetido aos procedimentos da NR 7 – Anexo I – Quadro 2 e, dentre as providências que antecedem a sua realização, deverão ser observadas, ainda, as determinações das Resoluções 295 e 296, do Conselho Federal de Fonoaudiologia.

Fonte: audioefono.

Atendimento em Audição

Se você não ouve bem, tem dificuldades de entender o que as pessoas falam, já teve ou tem dores de ouvido frequentes, já ficou próximo de estouro de foguete ou tiro, tem alguém na família que não ouve bem, percebe que seu filho precisa ser chamado muitas vezes ou parece sem distraído, observa que seu filho está com dificuldades de aprendizagem. Procure um fonoaudiólogo ou médico especializado e faça uma avaliação.

Atendimento em Voz

É produzida pelas pregas vocais e quando elas não funcionam bem a voz fica alterada pode ser rouca, abafada, soprosa, àspera podendo comprometer o trabalho e a vida pessoal. Procure orientação do Fonoaudiólogo quando você permanecer rouco por mais de 15 dias, se sente ardência, dor, sensação de aperto na garganta quando fala, se sente que sua voz piora no decorrer do dia ou passou por situações de perda total ou parcial de voz.

Atendimento em Motricidade Oral

Nesta especialidade, o Fonoaudiólogo habilita e reabilita funções relacionadas a respiração, sucção, mastigação, deglutição, expressão facial e articulação da fala, propiciando melhores condições de vida e de comunicação.

Atendimento em Linguagem

É a especialidade que trabalha com os aspectos que envolvem a comunicação oral e escrita. As dificuldades de linguagem podem ocorrer desde a infância até a idade adulta. Pessoas com problemas na comunicação podem ter dificuldades na sua integração social e profissional. Sempre ficar atento na fala da criança e na escrita, ja no adulto dificuldades na comunicação oral e/ou escrita após derrame cerebral.

Fonoaudiologia na Amamentação

Muita gente pensa que a Fonoaudiologia só é indicada quando a criança já tem idade para falar. Isso não é verdade. o Fonoaudiólogo pode atuar desde os primeiros dias de vida do bebê estimulando o aleitamento materno, para que muitos problemas de comunicação possam ser evitados ou minimizados.

Atendimento em Reabilitação Vestibular

A reabilitação Vestibular é indicada, com a finalidade de reestabelecer o equilibrio e assegurar a redução dos sintomas de tontura e/ou vertigem do paciente com alteração identificada. A Reabilitação Vestibular consiste na realização de exercícios que utilizam movimentação dos olhos, cabeça e corpo, auxiliando no controle postural, orientação espacial e nas diferentes tarefas motoras, a fim de assegurar uma melhora na qualidade de vida do paciente. Oferece também ao paciente um programa de exercícios e manobras posturais, que devem ser associados a uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos.

Este exame é indicado para pacientes com:

  • Tontura;
  • Instabilidade Postural;
  • Desequilibrio Corporal, acompanhado ou não de quedas;
  • Sencação de andar sobre as nuvens (como se não tivesse chão);
  • Vertigem (sensação que tudo está rodando), que pode vir acompanhada de náuseas, vômitos e suor;
  • Intensa dor de cabeça;
  • Enxaquecas frequentes;
  • Perdas auditivas neurossensoriais;
  • Sensação de abafamento do som;
  • Flutuação da audição;
  • Zumbido;
  • Dificuldade de compreender a fala;
  • Baixo rendimento escolar;
  • Desatenção em sala de aula;
  • Dificuldade com lateralidade e noção de espaço.

Entre em contato

Solicite um orçamento ou tire suas dúvidas através do nosso formulário de contato